Para um ambiente jovem e descontraído, a Yamamura sugere a combinação de mais de um modelo, criando um jogo de diferentes alturas e formatos. "Além de uma peça com desenho especial, é bacana que o pedente com luz difusa possa ser dimerizado para regular a intensidade da luz conforme a ocasião", sugere a arquiteta Elaine Faustino. Sou uma pessoa que não tenho “medo das sombras” rsss Para mim, quanto mais suave a iluminação, mais acolhedor e aconchegante é o ambiente. Exatamente por isso sou fã da iluminação dimerizada em tudo, abajures, teto, paredes e chão. Ao contrário da luz central, a iluminação indireta é mais direcionada, menos intensa e proporciona um ambiente mais intimista.
- Desse modo, opte por acabamentos e paredes na cor branca ou na tonalidade mais clara possível.
- Evite usar cinza, roxo ou outros tons escuros, principalmente, em ambientes com pouca iluminação natural.
- Ao escolher uma luminária de teto, procure por algo decorativo que se encaixe ao estilo do quarto.
- Nesse sentido, você pode contratar um profissional ou simplesmente pesquisar o tema mais a fundo para deixar o espaço ainda mais elegante e funcional.
Por fim, a difusa tem o objetivo de iluminar todo o ambiente de forma suave, sem marcar sombras ou provocar cansaço visual. Um exemplo de luz difusa é o plafon, que é uma boa solução para cozinhas e áreas de serviço. Para iniciar seu projeto de iluminação, você precisa listar qual a principal utilização do ambiente, mapear a disposição dos móveis e objetos, para então avaliar possibilidades de produzir diferentes efeitos. As luminárias podem ser produzidas com inúmeros tipos de material – polipropileno, ver a página , tecido, vidro, ferro… – e nos mais variados formatos.

Boa Iluminação Na Cozinha
Na cozinha, Bruna Duimoulin indica o uso de uma iluminação mais neutra, pois é a que mais se aproxima da luz solar. site sobre este tema com pontos de luz diretos em bancadas e áreas que tenham maior necessidade de claridade. Se você quiser transmitir a sensação de aconchego em casa, escolha lâmpadas de iluminação quente. As luzes amarelas ajudam a relaxar e por isso são as mais indicadas para os ambientes de descanso. Quando um espaço é pequeno a escolha dos móveis se torna limitada, mas a iluminação correta pode ajudar a causar a sensação de amplitude.
Iluminação Do Escritório
Sobre a mesa de jantar ou em uma sala dedicada, os pendentes devem ser estar distantes 60 cm do tampo da mesa e, caso a mesa seja muito grande, pode haver mais de um pendente. A lâmpada deve proporcionar conforto, portanto, o ideal é que seja amarela (2.700K), que ressalta o aspecto de cores quentes, tornando os alimentos ainda mais apetitosos. No espelho, opte por spots, arandelas ou luzes de camarim, que facilitem a depilação e a maquiagem, por exemplo. Se você deseja que a luz produza uma exatidão de cores ao se maquiar, opte por uma lâmpada halógena com IRC 100. Você sabia que pode priorizar a eficiência e a cor dos itens de iluminação?
Para quem gosta de ler antes de dormir ou se levanta durante a noite quando os olhos ainda estão sensíveis ao excesso de claridade, este tipo de iluminação é essencial. Já a indireta é responsável por iluminar através de seu reflexo em uma superfície, ou seja, a fonte de luz não é visível. Este tipo de iluminação pode ser utilizada em salas de estar, combinada com spots e luminárias direcionadas. Ao criar diferentes pontos de luz, o controle de luz do ambiente é maior, assim, você pode iluminar mais ou menos, conforme desejar. Para a sala de jantar, por exemplo, spots acima da mesa e pendentes são ótimas pedidas para criar um ambiente intimista. Bruna Duimoulin acrescenta que é possível também usar a luz natural para fazer a iluminação geral, e a setorização por ambientes com luz direta.